News Grupo JAV

Economia de energia em empresas pode representar menos 40% em despesas

Com a lenta recuperação do setor industrial devido à pandemia do coronavírus, e somando a escassez hídrica, o Governo Federal acendeu um alerta vermelho para o consumo energético em casas e empresas. Em resposta, foi lançada uma iniciativa que, ao mesmo tempo que diminui o valor da tarifa de luz, incentiva a economia de energia necessária para aliviar os reservatórios hídricos e as despesas de indústrias.

De acordo com uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os gastos do setor industrial com energia elétrica podem representar mais de 40% de custos. Este dado indica a importância de tornar eficiente o uso da energia elétrica.

Veja no texto dicas de como diminuir o gasto de energia na sua empresa e como o Grupo JAV promove, por meio dessas práticas, esse cenário.

Entendendo o programa federal

O programa garante a família ou empresa que reduzir o consumo de eletricidade em 10% a 20% entre setembro e dezembro deste ano em comparação ao mesmo período de 2020, um desconto na fatura após a medição de dezembro.

Ainda que o programa não inclua Roraima, já que o estado não é ligado ao SIN (Sistema Interligado Nacional), há poucas ressalvas para participar. Veja abaixo algumas delas:

– Não é necessário se cadastrar para receber o desconto, pois quem atingir a meta de economia receberá automaticamente a redução na tarifa de luz.

– O programa vale para famílias que residem em áreas urbanas, rurais, para indústrias, comércios e empresas em geral que recebem eletricidade pelo SIN (Sistema Interligado Nacional).

– Pessoas sem histórico de pagamento desde 2020 não terão direito à redução.

– O desconto virá de uma só vez na primeira conta de luz recebida após o cálculo do consumo referente ao mês de dezembro deste ano. Dessa forma, a recompensa pode vir em janeiro ou fevereiro de 2022.

– Ainda que não seja necessário reduzir em 10% todos os quatro meses (de setembro a dezembro) para garantir o desconto, nós do Grupo JAV, incentivamos a economia de luz por meio de algumas atitudes que serão descritas no próximo último tópico.

A relevância do programa no valor da conta de luz

Na prática, o desconto para quem alcançar entre 10% a 20% de economia será de R$ 0,50 para cada quilowatt-hora (kWh) reduzido. Veja o exemplo no gráfico abaixo:

E como economizar na prática?

Para criar um senso coletivo em um período crítico, o Grupo JAV estimula a adoção de práticas que contribuam para essa economia de energia, que podem ser aplicadas na sua empresa e também na sua casa. Veja:

– Acender luzes somente quando necessário, preferindo abrir as janelas e persianas para aproveitar o máximo da luz natural do dia.

– Desligar os equipamentos que não estão sendo utilizados da tomada, sem deixá-los no modo stand-by, já que esse modo gasta 12% a mais de energia.

– Priorizar um ambiente arejado, abrindo, além das janelas, as portas para reduzir a necessidade de ligar o ar-condicionado, um dos equipamentos que mais consomem energia.

O Grupo JAV incentiva essas práticas e promove essas ações na nossa empresa para que juntos possamos reduzir o consumo de energia e impactar positivamente tanto nossos colaboradores quanto o planeta.

Siga nosso LinkedIn e fique pode dentro de nossas soluções.

Voltar ao topo
X