News Grupo JAV

Como reduzir o consumo de energia na indústria? – Grupo JAV

Economia de energia na indústria: confira 6 dicas!

O Brasil possui uma das mais caras tarifas de energia elétrica para a indústria. Segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), os gastos do setor industrial com energia elétrica podem representar mais de 40% de seus custos de produção.

Em agosto de 2021 a tarifa média de energia elétrica para indústria no mercado cativo foi de R$ 684,77 por MWh. O alto preço é um dos fatores que diminuem a competitividade da indústria brasileira.

Reduzir o consumo pode melhorar seus resultados e aumentar a lucratividade. Portanto, se você não tem um plano estratégico para isso, é hora de agir.

Uma auditoria energética pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria. Durante este processo, seus sistemas de iluminação e equipamentos de linha de produção, por exemplo, são inspecionados e avaliados para identificar as possibilidades reais de economia. Alguns fabricantes formam uma equipe interna para conduzir essa avaliação, mas se você não tiver membros da equipe que possam gerenciar o processo, considere a possibilidade de contar com a assistência de especialistas. 

Independente da situação, separamos algumas dicas para a economia de energia na indústria:

 

Confira a real necessidade do uso dos equipamentos

Praticamente todas as peças de tecnologia em suas instalações funcionam com eletricidade. Alguns equipamentos, mesmo em stand by, consomem bastante energia. Por isso, otimize os seus processos para que nenhum maquinário fique ligado e ocioso. 

Desligar o equipamento no final do dia pode fazer toda a diferença. Quando os funcionários não estiverem no local, seja durante a noite ou em férias prolongadas, lembre-os de desligar seus computadores e outros equipamentos ou colocá-los no modo de suspensão. Se a indústria utilizar computadores em rede, o administrador poderá ajustar as configurações para um uso mais eficiente.

 

Atualize seus equipamentos

Manter o seu equipamento em boas condições de funcionamento é vital para se tornar mais eficiente em termos energéticos. Maquinários antigos e obsoletos sofrem desgaste com o uso constante e consomem mais energia. Além disso, um maquinário desatualizado também requer um número maior de manutenções e paradas, o que reflete consideravelmente na produtividade e no bolso.

Considere investir em um novo equipamento de qualidade superior, principalmente em máquinas que funcionam por longos períodos. Apesar de mais caras, as máquinas têm uma durabilidade consideravelmente maior e economizam bastante em comparação com modelos mais simples. 

Mas caso não seja possível no momento, para evitar perdas e desgastes mais rápidos que o normal, mantenha a manutenção do maquinário em dia e evite rebobinar ou recondicionar motores elétricos. Apesar de comum, essa prática reduz a eficiência dos motores. 

 

Evite o baixo fator de potência

O baixo fator de potência é um distúrbio que ocorre quando a operação de máquinas produz excesso de energia reativa. Ou seja, essa situação resulta em aumento na corrente total que circula nas redes de distribuição da concessionária e das unidades consumidoras, podendo prejudicar a estabilidade e as condições de aproveitamento dos sistemas elétricos, levando a perdas na rede, queda de tensão e cobranças de excedentes reativos.

 

Instale iluminação energeticamente eficiente

As instalações da indústria precisam ser bem iluminadas, por isso é fundamental uma iluminação com eficiência energética seja instalada corretamente. Lâmpadas fluorescentes compactas industriais (CFLs) ou diodos emissores de luz (LEDs) podem ajudar as empresas na economia de energia.

Outra consideração é desligar ou remover as luzes em áreas não essenciais. Por exemplo, muitos fabricantes têm máquinas de venda automática em suas instalações. Colocar máquinas de venda automática em áreas bem iluminadas, mas remover suas lâmpadas individuais pode ajudar a reduzir um pouco do uso de eletricidade.

 

Conscientize os funcionários

Os esforços não serão bem-sucedidos a menos que todos estejam dispostos a ajudar. Fale sobre a importância de reduzir o consumo e como a economia pode beneficiar o local de trabalho. Aqui vão alguns exemplos:

“Não se esqueça de desligar o seu equipamento.”

“Se reduzirmos os custos, poderemos ter economia de energia suficiente para investir em um novo equipamento para facilitar seu trabalho. Não podemos fazer isso sem você.”

Envolver sua equipe também os capacitará a desenvolver novas ideias. Ao implementar uma estratégia de economia mais eficaz para o seu negócio, você pode começar a reduzir o consumo e as despesas.

 

Aposte em automação industrial

Essa é uma forma de conectar diversos dispositivos, pessoas e sistemas por meio de sensores, tecnologia embarcada e conexão em uma rede. É possível controlar o consumo, principalmente após o expediente, desligando máquinas e equipamentos que não estão sendo utilizados. Outra solução é adotar controle de vazão de ar em ventiladores e exaustores, distribuição de água e ar comprimido utilizando inversores de frequência, método que reduz drasticamente o consumo total de energia.

O Grupo JAV convida você a conhecer nossas soluções em automação industrial. Para isso basta clicar aqui e entrar em contato com um de nossos especialistas para saber os produtos indicados para o seu negócio.

Siga também o nosso perfil no LinkedIn e fique por dentro de nossas soluções.

Voltar ao topo
X