News Grupo JAV

Quatro práticas para gerenciamento eficaz de operações

Começar o ano implementando práticas visando a melhoria de processos é uma das formas de planejar uma gestão eficaz. Afinal, aperfeiçoamentos devem estar sempre em pauta para que qualquer empresa evolua em resultados e alcance eficiência em suas operações.

Por isso, neste artigo, ressaltamos algumas práticas que tornam ainda melhor a qualidade de produtos e operações de sua indústria, e que poderão fazer de 2022 um ano com resultados ainda melhores que os de 2021.

Redução de custos

Acompanhar os custos de produção da fase inicial até à final é o primeiro passo e, somado aos conhecimentos em logística, é possível analisar com cautela quais investimentos devem ser melhorados e  quais podem ser mantidos. Qualquer corporação com essa visão tem alto potencial de dinamizar a produção e tornar seus produtos com melhores acabamentos. 

Novos processos

Um gestor de produção focado em projetos voltados à qualidade dos processos visa sempre a alto desempenho com custo menor e produção eficiente. Um mindset voltado para esse cenário analisa os atuais processos e revisa os erros e acertos, traçando novas formas de atuação, priorizando sempre uma entrega cada vez mais hábil, com menor tempo de entrega e custo reduzido. 

Nesse quesito, toda melhoria de processo em qualquer etapa de produção é bem-vinda para tornar, cada vez mais, sua empresa em um local mais dinâmico e com boa performance.

Liderança e espírito de equipe

O aumento na produtividade de uma indústria está intimamente ligada ao seu ambiente. Dessa forma, respeitar cada indivíduo e suas respectivas limitações, ser transparente, ético e motivar as pessoas de sua equipe são práticas que alinham um grupo aos seus objetivos, já que todos se sentem unidos para um bem comum. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Warwick (Reino Unido) colaboradores felizes são 12% mais produtivos e podem vender até 37% a mais.

Melhore a qualidade dos produtos

Para melhorar a qualidade dos seus produtos, padronizar os processos e reduzir os refugos, por exemplo, é uma das possíveis implementações que podem, além de melhorar a qualidade dos produtos, promover a manutenção e melhoria contínua dos sistemas.

Hoje, a indústria representa 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, de acordo com dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Sendo assim, é indispensável identificar as possíveis falhas que atrasam a dinâmica desse setor, como, por exemplo, os refugos, que são os materiais que não podem ser utilizados na produção, por estar fora das especificações. 

Conheça nossas soluções com serviços de suporte

Além dessas quatro práticas, o suporte devido para o melhor desenvolvimento das operações da sua empresa pode otimizar ainda mais a sua produção. Nossos serviços de suporte podem auxiliar nessa meta:

– Melhore a produtividade do pessoal de manutenção e do equipamento automatizado identificando oportunidades de treinamento;
– Acelere o lançamento de produtos no mercado pela integração mais rápida de novos equipamentos e sistemas;
– Reduza o tempo de inatividade aprimorando a disponibilidade e o acesso aos recursos técnicos e localização de falhas.

O Grupo JAV convida você a conhecer nossas soluções em automação industrial. Para isso basta clicar aqui e entrar em contato com um de nossos especialistas para saber os produtos indicados para o seu negócio.

Siga também o nosso perfil no LinkedIn e fique por dentro de nossas soluções. 

Voltar ao topo
X