Cases

Produção simplificada: sistema de controle unificado trouxe benefícios para mineradora

Laptops, tablets e smartphones são dispositivos que aparecem cada vez com mais frequência em nosso dia a dia. A crescente demanda por esses equipamentos levou os fornecedores a reiniciar a busca pelos componentes necessários para esses dispositivos.

Por exemplo, as tecnologias de tela LCD e alto-falantes são baseadas em elementos de terras raras extraídos de minas subterrâneas. Muitos desses elementos são importados da China, mas a pressão recente do governo dos Estados Unidos abriu as portas para um maior suprimento doméstico de minerais de terras raras.

Com esse incentivo, o maior produtor mundial de metais e metais de terras raras comprou uma fábrica na Califórnia para transformá-la em uma operação de mineração e processamento de última geração. O projeto envolveu 14 áreas nessa localização e exigiu a padronização de um sistema de controle comum em toda a instalação.

Desafio:
Obter e construir um sistema de controle de processo homogêneo em 14 edifícios de processo diferentes, que foram projetados por oito empresas de engenharia de processo.

A empresa pretendia ter uma solução de plataforma unificada com um plano mestre de automação que qualquer empresa de engenharia poderia aplicar durante toda a implementação para garantir o sucesso. O plano exigiu a definição do processo de migração do sistema, bem como os padrões de hardware, software, infraestrutura de TI, painéis, segurança, instrumentação e cabeamento.

Solução:
A Thermo Systems LLC, sócia de solução no programa PartnerNetwork da Rockwell Automation™, foi selecionada para criar um plano mestre de automação e implementação em colaboração com as outras empresas de engenharia. A Thermo Systems criou uma equipe de 25 engenheiros no local, incluindo engenheiros da Rockwell Automation, e também engenheiros dos integradores do sistema de parceiros. Divididos em equipes de cinco, esses engenheiros ficavam disponíveis no projeto 24 horas e sete dias por semana.

O plano mestre da Thermo Systems foi baseado na implementação de um sistema de controle de processo da Rockwell Automation, aprimorando os controladores ControlLogix® da Allen-Bradley®.

Para aumentar a visibilidade em todos os aspectos de processamento e refino do minério, a Thermo Systems padronizou o monitoramento em 74 terminais remotos de IHM, nos quais os operadores recebiam diagnósticos e atualizações em tempo real. A solução integra inversores de frequência e centenas de motores de velocidade constante em operação em arquitetura de E/S padrão e faceplates.

Velocidade de implantação e facilidade de manutenção foram fatores dominantes no projeto do sistema. A empresa mineradora e a Thermo Systems selecionaram uma única solução completa da Rockwell Automation, integrando totalmente skid montado, chão de fábrica e sistemas de produção elétrica em uma plataforma comum.

O plano mestre de automação também estabeleceu padrões para E/S remota do sistema com conectividade ideal de dispositivos. Várias camadas de redundância em fontes de alimentação e redes de comunicação foram projetadas para evitar o tempo de parada do sistema nos 22.500 pontos de conexão de E/S cabeados.

Switches de nível redundante da Cisco também foram posicionados em locais estratégicos em um anel de fibra redundante no único sistema de controle de processo.

Resultados:
A plataforma simples, homogênea, reduziu as despesas com implementação e o treinamento necessário à limitada equipe da empresa. Agora ela é completamente mantida pelos funcionários, reduzindo mais os custos de manutenção.

A solução deu, também, flexibilidade à empresa mineradora para expandir as operações no futuro e selecionar provedores de serviços que atendam suas necessidades, em vez de ficar limitada a um número determinado de integradores de sistema.

O projeto alcançou marcos de planejamento agressivos aprimorando a parceria com a Rockwell Automation, e o projeto todo foi concluído dentro do intervalo de tempo previsto.

Para otimizar a produtividade e alcançar as metas de produção, a empresa desenvolveu metas de aprimoramento de processo contínuo, e a Thermo Systems está trabalhando com a empresa para executar continuamente atualizações do sistema, conforme necessário.

“O sucesso desse projeto pode ser atribuído a três elementos principais: a fábrica, os produtos e as pessoas”, comentou Musto.“Criamos o plano mestre usando soluções da Rockwell Automation que sabíamos que trariam os resultados de que precisávamos. Também aproveitamos as principais parcerias com a Rockwell Automation o que assegurou fácil implementação e suporte confiável.” comentou David Musto, Presidente e CEO, Thermo Systems.

Atendemos todo o território nacional.

De Norte a Sul conte com nossos especialistas para te ajudar.

Solicite um orçamento Nossos especialistas estão online para te atender o mais rápido possível.

Você pode descrever os produtos desejados ou anexar a relação de produtos.
Voltar ao topo
X