Grupo JAV apresenta case de sucesso de automação industrial implantado na Rotoline Brasil

Com soluções da Rockwell Automation, a fabricante, atingiu ganhos de produtividade, eficiência e segurança à inovadora máquina TNC30

Contexto do desafio

O projeto com a Rotoline teve início em 2017 e levou cerca de seis meses para ser implantado. Na ocasião a indústria buscava encontrar uma solução para que o processo da máquina de rotomoldagem pudesse ser mais seguro e produtivo. A qualidade e eficiência da operação implicava maior ou menor risco aos operadores – em contato direto com os moldes quentes, pesados e em movimento. Além disso, a Rotoline, queria produzir peças com “dupla camada” de maneira mais eficiente e segura.

Para atender estes requisitos, em contato com o time de especialistas do Grupo JAV, a empresa optou por produtos/serviços da Rockwell Automation, incluindo o controlador CompactLogix L33 ERM, em conjunto com os inversores de frequência PowerFlex 527, utilizando ainda inversores da linha PowerFlex 525, o software FactoryTalk View VantagePoint com Historian, disjuntores-motores, contatores, relés, terminais, bem como toda a linha de comando e sinalização (botões, sinalizadores sonoros e luminosos).

Alguns fatores foram determinantes para a escolha da Rockwell Automation para esta aplicação, como argumenta o engenheiro Antonio Carlos: Ele também faz questão de salientar que foram consideradas alternativas oferecidas por outros fornecedores, “porém não vislumbramos uma outra solução que fosse tão completa e que casasse tão bem com a nossa necessidade”.

Resultados obtidos

Como resultado, a solução conseguiu atingir resultados em termos de produtividade, disponibilidade e retorno do investimento. Para se ter uma ideia, o número de operadores por máquina caiu de cinco para dois. Ainda houve redução na manutenção dos moldes e diminuição, da ordem de 50%, no tempo de resfriamento. Soma-se a isso a queda, em cerca de 30%, de tempo de forno para dupla camada e conformidade com as normas, ao propiciar operação mais segura, pelo fato de os operadores não terem contato com a matéria prima, nem com os moldes, devido ao alto grau de automação. Vale destacar que o ROI é estimado entre 16 e 20 meses.

Sobre a Rotoline Brasil

Com quase 400 máquinas para rotomoldagem instaladas em mais de 20 países nos cinco continentes, a Rotoline Equipamentos Industriais é mundialmente reconhecida pelos avanços, solidez e qualidade de seus produtos. Fundada no ano 2000, a empresa conta com uma fábrica na cidade brasileira de Chapecó, no Estado de Santa Catarina, e, desde 2013, opera uma unidade industrial nos Estados Unidos. Sua trajetória é marcada pelas constantes pesquisas e desenvolvimento de máquinas com recursos e tecnologia de última geração. Esta expertise em disponibilizar ao mercado linhas com caraterísticas únicas a levaram a iniciar, em 2009, e a implementar, em 2016, o projeto TNC30 – inédito no c mundo, em termos de automação e inovação

Sobre o Grupo JAV e Rockwell Automation

O Grupo JAV possui mais de 28 anos de reconhecimento no mercado. Especializado na distribuição de produtos de automação industrial, instrumentação, materiais elétricos e montagem de painéis, fornece as melhores e mais completas soluções tecnológicas do setor, por meio de uma equipe comprometida com excelência e qualidade.

É um dos maiores e mais antigos distribuidores autorizados da Rockwell Automation no Brasil, com exclusividade em 65% do território nacional.

Compartilhe esta publicação:

Seja o primeiro a comentar “Grupo JAV apresenta case de sucesso de automação industrial implantado na Rotoline Brasil”